quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Em Junho.... FEIST!!!

Mushaboom



1 2 3 4



One Evening



Inside and Out

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Dedicada ao PPT

Maria Bethânia - Jeito estúpido de te amar

Músicas a meu gosto

David Fonseca - Hold Still


Portishead - Glory box


Timberland ft. One Republic - Apologize


Fingertips - You're Gone


Vanessa da Mata e Ben Harper - Boa sorte/Good Luck

Correia de Campos leva pontapé no rabo!


E já não era sem tempo!
É que o "Tio" Zé Sócrates finalmente reparou que, se calhar, fica mal à figura do "Tio" ter associado o nome de um "ministro" destes!!!
Vamos lá ver a próxima! Aninhas Jorge...

Blog Enfermeria Avanza

Visitem o blog Enfermeria Avanza e leiam com especial atenção este post onde se fala da prescrição realizada por enfermeiros. Quem sabe um próximo projecto português?


http://enfeps.blogspot.com/2008/01/proyecto-para-la-prescripcin-enfermera.html

Para responder à questão de D. Santos...

Quem lê frequentemente o meu blog tem conhecimento que me encontro a fazer o Mestrado em Cuidados Paliativos.
Ao longo das aulas somos muitas vezes confrontados com várias questões, entre as quais a questão que coloquei "Como gostaria de morrer?".
Obviamente ninguém gostaria de morrer, ou melhor ninguém gosta de pensar nisso, porém é algo que temos como garantido.
Este pedido surge para confrontar quem me lê e a mim própria com a finitude do ser humano e principalmente com a forma como quero viver a minha vida e como, sendo profissional de saúde, quero cuidar o outro que nasce, vive e morre.
Qualquer resposta é aceite, até mesmo o silêncio. Por exemplo, a resposta da minha amiga e colega de profissão Ena Rot diz-me tudo o que quero ouvir, para ela morrer descalça é importante. Pode parecer descabido ou estranho mas é um sentimento que se esconde nessa palavra, sentimento esse que tem que ser respeitado.
Eu, por exemplo, ao contrário do que grande parte das pessoas podem dizer não gostaria de morrer de morte repentina, pois quero poder despedir-me e encerrar assuntos da minha vida, quero poder preparar-me com dignidade mas sem encarniçamento.
Perguntem-se como gostariam de morrer?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Por favor respondam-me à questão?

Como gostaria de morrer?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Fez-se clic!

Apelo a quem tenha informação actualizada e credível sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que me informe.
Um dia destes desvendarei o porquê.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Homem morreu após cair da maca em Aveiro



In Diário de Notícias de 23.01.2008
JÚLIO ALMEIDA, Aveiro

A família de Manuel Dias da Silva está indignada com o tratamento que o idoso recebeu no hospital de Aveiro, onde, domingo de madrugada, caiu de uma maca enquanto esperava na urgência. Manuel Silva acabou por morrer segunda-feira pelas 19.30, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde foi transferido. A família acredita que a morte se ficou a dever à queda, apesar de os hospitais negarem a relação.O homem de 75 anos, residente em Santo Amaro, Estarreja, um antigo emigrante em França, teve uma crise de vesícula e fora transferido do hospital local para a capital de distrito para fazer uma ecografia "de precaução". "Não era nada de grave, foi para a ambulância a pé e a conversar, vomitou uma vez da má disposição", assegurou a sobrinha, Carminda Moutela. Ontem à noite, quando já decorria o velório, os familiares ainda relacionavam a morte com a queda. "Tem a testa toda cozida, uma parte metida para dentro devido ao hematoma e os olhos todos negros", contou a familiar.Foi a tia que deu com marido atrás de um biombo "pelas 6.00, já desesperada" para saber notícias, e o encontrou "sozinho, de bruços, com a cara no chão, testa toda aberta banhada de sangue e a maca por cima." Uma utente terá comentado com a viúva que o ele "gritou muito por socorro" mas ninguém apareceu.Segundo a directora clínica do Hospital de Aveiro, o doente deu entrada na urgência às 2.47 e foi triado às 2.52 "com prioridade amarela", que implica o atendimento no período de uma hora. Às 3.13 foi observado por um médico que prescreveu medicação e pediu exames complementares de diagnóstico.Enquanto aguardava os resultados dos exames e o efeito dos medicamentos, "por volta das 7.00" deu--se o acidente. "Presume-se que ao tentar levantar-se caiu da maca", informou Lurdes Sá, em nota divulgada ao princípio da noite. Manuel Dias foi assistido "de imediato", garantiu a responsável médica. A queda causou uma ferida que foi suturada e o TAC não terá revelado traumatismos. "Em posterior reavaliação médica", decidiu-se, contudo, "transferir o doente para os Hospitais da Universidade de Coimbra", onde viria a falecer, referiu Lurdes Sá. A autópsia realizou-se ontem e um dos três filhos esteve a prestar declarações a pedido do Tribunal de Coimbra.
Agora digo eu...
Isto não começa a ser uma perseguição ao SNS?
Sim funciona muito mal, mas nas últimas semanas todos os dias se houve falar deste ou daquele hospital.
Mas por outro lado... e que tal renovarem os materiais nos hospitais? Nomeadamente macas e camas? Que tal investir na segurança dos utentes em vez de gastar euros em TAC's após estes caírem das macas e camas?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Medicina E

Um ano depois a história repete-se!
Devido ao elevado número de internamentos nos serviços de Medicina do HSM e consequentemente, ao elevado número de macas nos corredores, a Medicina E voltou a abrir, mas este ano eu não estou lá. Eheheheheheheh

Para quando deixar de mobilizar pessoas, colocando-as em más condições de trabalho e, por conseguinte, má prestação de cuidados, e abrir um serviço de raiz?

Minhas queridas e desastradas mãos

Pouco antes de fazer um ano de exercício profissional comecei a ficar com as mãos cheias de pequenas soluções de continuidade.
Devidamente encaminhada para a Medicina do Trabalho e posteriomente para a Consulta da Dermatologia, lá se percebeu que as minhas mãozinhas já estavam fartas do látex e do pó das luvas normais.
Desde então tenho uma receita própria para usar luvas de Mirtilo (sem látex e sem pó). Isso já lá vai quase um ano.
Nas primeiras semanas tudo bem; lembrava-me de pôr creme a toda a hora e tinha muito cuidado, mas com o passar do tempo voltou o descuido...
Desde há 1 ou duas semanas que todos os dias tenho uma ferida nova nas mãos... mas desta vez não tem a ver com as luvas. Tem a ver com o antiséptico e com a falta de cuidado (ainda hoje me cortei com uma faca de serra).
O que mais me chateia é que, tirando os cortes com facas, nunca reparo que me magoei, só tenho a sensação de ardor é que reparo.
Simplesmente uma questão de cuidado!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Prós e Contras 7 Janeiro de 2008



Ora ainda bem que não vi este programa porque pelo que me contaram do que se disse eu tinha subido às paredes!

A pior coisa!

Comprar casa foi a pior ideia que tive.
Gastos imprevistos.
Mudanças.
Carregar pesos.
Limpezas.
Compras.
Nervos.
Medo.
Solidão.
Discussões com o T.