quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Porque...

...demasiadas coisas acontecem.
...preciso encontrar-me.

Remeter-me-ei ao silêncio enquanto doer viver.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Começa amanhã...


o meu Mestrado!

Sempre com juizinho!

Portem-se bem!

http://www.aides.org/multimedia/clips-videos-et-animations/lovestory.php

Gentilmente enviado por uma colega de curso que é voluntária na Liga Portuguesa Contra a SIDA. Obrigada Estela

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Homenagem



Augusto Clemente Silva, nascido a 11 de Maio de 1911 faleceu hoje cerca das 18 horas em sua casa rodeado dos que mais o amavam.

Teve uma morte serena apesar de as três últimas semanas após o AVC do qual ficou com Hemiparésia à esquerda, Afasia de Expressão e Disfagia a líquidos.





Era e é meu bisavô paterno e era o velhinho mais querido que eu alguma vez conheci.





Descansa em paz. Vou sentir falta da tua presença.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ordem dos Médicos

Segundo os noticiários do dia o Código Deontológico dos Médicos é incosntitucional!


Depois da tempestade...

será que vem a bonança?

Será que vou deixar de ter ciúmes e de deixar de querer a tua atenção constante?
Será que me vou portar como uma mulherzinha a sério?

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Não chego para ti

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A enfermeira era eu!

Durante o curso de SBV diz o enfermeiro da anestesia "por favor quando ligarem para a anestesia não façam como no outro dia uma enfermeira de uma medicina fez que me ligou a dizer que tinham um doente em paragem, disse-me o serviço, o piso e o elevador mas disse tão depressa que eu não percebi e depois tive que andar nas medicinas todas a perguntar se alguém tinha parado!". Bolas! A enfermeira era eu. Óbviamente não me desbronquei na altura mas assim que houve uma pausa para café aproximei-me dele e disse "a maluca da enfermeira era eu e isso aconteceu porque tinha ligado para um dos telemóveis e a colega tinha-me dito com um tom de voz muito chateado para eu ligar para outro número, liguei para o serviço há mais de cinco minutos e ninguém aparecia e tive que ligar para o terceiro número!". O enfermeiro só se ria.
No fim do curso o meu avaliador calhou a ser logo ele e a primeira coisa que me disse antes de começar a avaliação foi "desta vez vais fazer isto com calma certo?" LOL

Curso de SBV

Realizei ontem o curso de Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde no HSM. Um curso muito bem estruturado e leccionado por enfermeiros capacitados para tal e com um método de ensino óptimo.
Chato, chato foi ter que andar com os joelhos no chão a fazer compressões cardíacas. Agora estão doridos, ruborizados e esfolados, assim como o "calcanhar" das mãos.
Mas foi giro e passei no teste!

No fim o abraço e o sorriso chegam...

Os nossos velhinhos são fonte de confusão, desorientação, agressividade, loucura... mas também o são de sorriso, ternura e agradecimento.
O Sr. J, um velhinho muito velhinho, deu entrada no nosso serviço por desidratação e prostração (o que é algo perfeitamente normal para um serviço de Medicina). Muito emagrecido, desidratado; muito agitado. Houve necessidade de ENG devido à recusa alimentar, colocar umas luvas de boxe para prevenir a exteriorização do acesso venoso periférico e da SNG, mas também a imobilização ao leito para prevenir a fuga. Apesar de este ser um procedimento muito frequente, não gosto de o executar, principalmente porque contribui para aumentar a desorientação e agitação, mas infelizmente é um mal necessário. A família foi desde o início muito compreensiva com a necessidade de tais medidas, até porque em casa havia a mesma necessidade de contenção física.
O Sr. J estava afásico devido a um AVC de há vários meses, mas não o impedia de tentar comunicar, só o impedia que nós o compreendessemos.
Logo no meu primeiro turno (fazia eu tarde e noite) decidimos no fim do turno da tarde contactar a urgência interna porque ao longo da tarde o olho direito tinha apresentado um derrame que estava a aumentar. Após contacto com a Oftalmologia lá fui eu com o AAM à Urgência de Oftalmologia ver o olho do velhinho e fui-lhe contando o que íamos fazer para ver se não se assustava tanto (já que a cara de terror dele era evidente). Lá voltamos nós com os colírios da praxe, mas deram resultado porque passados uns dias os olho já estava bom.
O Sr. J era um dos famosos "apalpadores acidentais"; aquando do banho na cama, alternância de decúbito ou simples mudança de fralda, o que viesse à mão era agarrado. Levei uns grandes beliscões da mão sem luva de boxe à custa disso mas já faz parte.
No fim de semana passado nas minhas manhãs lembrei-me de tentar alimentá-lo oralmente já que já estava mais desperto, mas mantendo a alimentação entérica para maior suporte nutricional. Adorou a papa! Parecia uma criança cheia de fome sempre de boca aberta à espera da próxima colherada!
Teve alta ontem. No turno da manhã fez levante para o cadeirão e lá ficou para o turno da tarde à espera da ambulância de transporte.
Quando entrei na enfermaria ficou excitadíssimo a tentar que eu lhe desse atenção e olhasse para ele. Aproximei-me dele e disse-lhe que ia para casa. Mostrou-me um enorme sorriso e agarrou-me uma mão e beijou-a. Só consegui sorrir-lhe e fazer-lhe uma festinha na cabeça. Passou o tempo de espera pelo transporte a sorrir e a bater palmas.
Quando o transporte chegou colocámo-lo na maca e quando o bombeiro o ia prender com as correias para não cair abraçou-me e foi difícil conseguir que me largasse. Ao sair pela porta ficamos a observá-lo e a dizer-lhe adeus e ele a tentar sair da maca!
Os velhinhos são mesmo assim. Agradecidos à sua maneira.
E eu fui agradecida com um beijo na mão e um abraço grande. :)

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Surpresa!

Há muito tempo que queria conhecer o Palácio da Pena. Há muito tempo que chateava o T para me levar lá, e finalmente, num gesto de amor e esperança (porque os dias maus do amor acontecem), levou-me lá e conseguiu esconder a surpresa até ao último momento.
É lindo! Simplesmente romântico. Uma verdadeira demonstração de amor, vinda de uma época profundamente romântica.


Viste-me pela primeira vez princesa e, de vez em quando, fazes-me novamente princesa. Obrigada.

domingo, 7 de outubro de 2007

O meu primeiro cabelo branco!

Sim vi-o hoje! Lá estava ele bem posicionado. Bem cá na frente para se fazer notar! Filho da mãe! É pá não achas que vieste cedo demais? Bolas!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ASAE fecha cozinha do HSM!


E digo eu: e fe-lo muito bem!

A comida dos doentes além de ser de má qualidade e não respeitar as necessidades dos mesmos, tem uma apresentação terrível. A comida dos funcionários, que é a mesma dos doentes, segue pelos mesmos caminhos, não havendo variedade de ecolha e, para quem é vegetariano, não havendo escolha nenhuma.

Que tal uma visita pela cozinha do HSJ?

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Profecia Celestina

Terminei de ler há pouco tempo (depois de mais de 3 meses a tentar lê-lo) este livro que me foi indicado pelo T. Conheci entretanto mais algumas pessoas que o leram (coincidência ou não).
Não foi para mim um livro de leitura fácil, talvez devido ao estado mental em que me encontro, porém com o continuar da leitura fui-me integrando na própria história e compreendendo a sabedoria nela inscrita.
Deveria ter encontrado mais "luz" nesse livro do que encontrei, mas para tal é necessária uma mente aberta e descansada.
Aconselho-o a todos os que nada procuram (pois só assim podem receber).


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Sou feliz com...

... TORRADAS!


E só agora o T. me fez aperceber disso....



Demasiado...


... triste para te conseguir ver sorrir.

... angustiada para conseguir respirar.

... irritada para não te dizer coisas feias e amargas.

... fechada em mim para ver o sol que ainda existe.

... só.

... eu!