segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

HSM vergonha nacional!

Pela primeira vez na minha curta existência como enfermeira tive vergonha de o ser e de trabalhar para o maior hospital de país.
Não compreendo nem consigo corroborar com uma política hospitalar que maltrata os doentes.
Senti-me um ser humano horrível.
O serviço tem 24 camas com 20 doentes acamados em camas que já estavam no lixo, que segundo um colega meu, já antigo no HSM, eram camas de há 20 anos atrás. Não há grades para ninguém o que fez que em três dias de funcionamento do novo serviço que ninguém consegue nomear (ele é Medicina E, Medicina 1/2, Medicina prolongamento da 2D), todos os dias tenham caído das camas.
Só há 3 aspiradores portáteis (temos uma doente traqueostomizada que fica só com um), não há rampas de vácuo, há garrafas de oxigénio espalhadas pelos quartos que têm que ser trocadas quase todos os turnos. Tive que seleccionar os doentes que faziam aerossol (foi quase um sorteio a ver quem precisava mais).
Horrível. Às 2 da manhã quis fugir dali a chorar (todas as pessoas que trabalharam no fim de semana foram a chorar para casa).
As famílias perguntam: "porque é que o meu familiar veio para um sítio destes?", eu pergunto-me: "que direito tenho eu de tirar uma pessoa de um serviço onde tinha uma cama e se poderia sentir mais cómoda e segura e trazê-la para este antro?". Até uma maca tem mais segurança que aquelas "camas"!!!!
O chefe veio, assistiu à passagem de turno e ouviu todas as queixas dizendo: "tenho a certeza que foi um fim de semana muito mau, mas vou imediatamente escrever um relatório para mandar à administração".
Eu saí e fui chorar para o meu serviço e estive ao telefone com a minha chefe uma hora, saíndo dessa conversa pouco mais que "eu não posso fazer nada mas vais ver que melhora".
Sinto-me um ser humano horrível.
Desde o primeiro momento que pensei em despedir-me.
Não consigo trabalhar nessas condições.
Mas que cuidadores somos nós os que aceitamos isto?
Quero tanto despedir-me!

7 comentários:

Nuno Tavares Lopes disse...

Olá colega!
Parece-me que essa situação é mais que passível de ser denunciada à Ordem dos Enfermeiros.

Acredito que a única coisa que faz manter os profissionais, é mesmo aquilo para que fomos formados, preservar a vida!

Força!

Anónimo disse...

Calma SM, muita calma,
Eu sabia que as condições eram essas, mas sempre pensei que vos iriam mandar doentes "estáveis".
Concordo com o que disse o colega Nurse Anesthetist.
Um abraço muito grande e Força!
Não estás sozinha!

emvr disse...

Olá Colega
E eu a lamentar-me com a semana que tivemos no serviço em que as colegas andaram até às 11 horas a fazer higienes (parecia mais uma estação de serviço), doentes dependentes, confusos e desorientados. Não fiz quase nada do que "legalmente" deveria ter feito...Felizmente a equipa com que tenho o previlégio de trabalhar (excepções? uma ou duas...) são "ENFERMEIROS" que no meio desta confusão conseguem cuidar...
O nosso ministro deve desconhecer a realidade do teu, do meu e da maioria dos serviços de medicina do nosso país pois não falamos a mesma linguagem que ele fala (mais cirurgias, mais consultas, menos serviços de urgencia...)
Dias melhores virão....

Maria da Luz disse...

È fácil dizer calma,mas dificil mantê-la nÃo é verdade?
Há coisas, digo realidades vividas que devem ser conhecidas..."Transparencia"
Somos enfermeiros licenciados temos a cabeça cheia de teorias mas a realidade é outra... Será que nós enfermeiros temos dignidade suficiente para apontarmos certas realidades que perturbam os nossos principios mais básicos aqueles que interferem na dignidade humana? Hoje enfermeiro, amanhâ doente...
Temos que pensar.. Há uma Ordem que Cuida da forma de Cuidar...
Sindicatos que noas defendem?
Questões que me ponho?
No entanto estou feliz pois vejo que a minha profissão tem enfermeiros e futuros enfermeiros de verdade... e não só técnicos enfermeiros.
Vejo enfermeiros com coração e não só maquinas de enfermagem .
Coragem colega é assim que se vencem batalhas....

Blogger de Saúde disse...

Muitas situações que se nos deparam são para ser denunciadas, como o que aqui o fez!

No que está torto, parece-me que conseguiu fazer o mais correcto, protegeu a vida, os doentes e honrou a profissão!

Acho que a direcção e a Chefia terá que dar uma solução ao vosso problema!

Continue a pensar e deste lado envio um forte abraço para a "Boa Batalha" que tem pela frente!

Anónimo disse...

queria deixar um grande abraço...e dizer que sou rcém formada e tudo o queria era trabalhar... mas sempre pedem experiência... como vou oferecer experiência se não me oferecem um emprego?

Anónimo disse...

uma das formas de pressionar a administração e de protecção legal dos colegas enfermeiros , é entregar na adiministração um abaixo-assinado em que os enfermeiros que trabalham nesse pseudo-serviço, não assumem reponsabilidade sobre os cuidados prestados por falta de condiçoes minimas de segurança e dignidade para doente....A partir desse momento a responsabilidade sera da administração, e como esses senhores não gostam de responsabilidades ( até porque sabem que as condiçoes que os serviços tem , são quase de 3 mundo...)verá que proceram a algumas melhorias...